Mães que amamentam em algum momento podem apresentar necessidade de aumentar sua produção de leite. A primeira dica é manter a livre demanda, amamentando sem ficar de olho no relógio e não oferecer ao bebê bicos artificiais, como mamadeiras e chupetas. Quanto mais o bebê mama no peito, maior quantidade o corpo entende que precisa produzir.
Se em algum momento a mulher precisa aumentar a produção de leite, ou porque teve indicação de leite artificial para o bebê, ou porque precisa voltar ao trabalho e quer aumentar a produção para fazer um estoque de leite para ofertarem na sua ausência, há algumas técnicas que podem sim ajudar.
O chamado Power Pump é um protocolo de estimulação para auxiliar a mãe a produzir mais leite. É como se disséssemos ao corpo dela que o bebê está precisando de mais leite, como se estivéssemos simulando um pico de crescimento. A mãe vai precisar de uma bomba elétrica e fazer uma rotina de ordenha para estimular a produção de leite.
O Power Pump é necessário para todas as mulheres? Não! É necessário para aquelas que precisam melhorar a produção, porque tiveram indicação de complemento prescrito pelo pediatra, ou mulheres que tiveram seus bebês prematuros ou ainda que estão com dificuldade para amamentar por conta de cirurgias redutoras de mama, por exemplo.
Qual bomba usar?
O ideal é usar uma bomba dupla, hospitalar, de preferência (há lugares que fazem locação!) ou usar duas bombas simples, pois economiza tempo da mãe ao fazer a ordenha simultânea nas duas mamas.
E como fazer o Power Pump?
O melhor é que a mãe faça sessões curtas de ordenha onde ela faz a extração por um período, depois faz uma pausa, faz a extração novamente e pára, pois assim ela consegue estimular mais, extraindo mais leite. São inúmeras as formas e uma opção é a seguinte:
– 20 minutos de ordenha (nas duas mamas)
– 10 minutos de pausa
– 10 minutos de ordenha
– 10 minutos de pausa
– 10 minutos de ordenha
A recomendação é fazer pelo menos duas vezes por dia por uma a duas semanas, pois neste período já é possível atingir um bom resultado. Claro que é preciso lembrar que não é algo tão simples para uma mãe de bebê recém nascido reservar sessões de uma hora por dia para ficar plugada numa bomba, não é verdade?
Uma outra opção é fazer uma sessão mais curta:
– 10 minutos de ordenha
– 10 minutos de pausa
– 10 minutos de ordenha
E assim o procedimento duraria ao todo 30 minutos, porém é preciso fazer mais vezes ao longo do dia para atingir um melhor resultado.
Se precisa otimizar sua produção de leite, procure ajuda especializada. Lembre-se que peito é fábrica e não estoque e a quantidade que você tira na bomba nunca será a mesma que você consegue produzir quando está com o bebê plugado no peito.