Ainda pouco falada, a ginecologia natural nada mais é do que o autoconhecimento do corpo pela própria mulher e uma proposta, como o próprio nome diz, de cuidados mais naturais para que elas busquem, por exemplo, métodos contraceptivos sem hormônios e outras opções para lidar com as cólicas e compreender melhor seus ciclos menstruais.
A ginecologia natural é uma forma de permitir um resgate aos conhecimentos das nossas avós e antepassados para buscar uma saúde menos medicamentosa. Muitas pessoas, por pura falta de informação, tem preconceito ao ouvir falar sobre a ginecologia natural pois acham que é coisa de `bicho grilo`e que é contra medicação e a medicina tradicional, mas não é por aí.
No meu consultório há anos evito ao máximo indicar para as minhas pacientes métodos contraceptivos hormonais, como as pílulas, que acabam muitas vezes provocando um distanciamento da mulher com o próprio corpo. Se você estiver atenta e conhecer seu ciclo, irá perceber que nosso corpo, nosso humor, libido e desempenho mudam a cada fase do ciclo. Esse autoconhecimento não é válido só para quem quer engravidar ou evitar uma gestação, mas em todas as fases da vida.
EXAMES SÃO FEITOS NA GINECOLOGIA NATURAL?
O acompanhamento no ginecologista, os exames de rotina, seguem sendo necessários, assim como o uso de alopatia. A proposta da ginecologia natural é cuidar da saúde em primeiro lugar e isso envolve questões físicas, emocionais, mentais e até energéticas. Para a paciente estar bem, é preciso que tudo funcione em harmonia. Os exames preventivos, como o papanicolau, ultrassonografias, sorologias, continuam sendo feitos e indicados.
Mesclar os avanços da medicina tradicional com os ensinamentos da ginecologia natural é o que tenho buscado no atendimento às minhas pacientes no meu consultório. Recentemente estive entre médicas do Brasil inteiro em um curso de ginecologia natural com as especialistas Bel Saide @ginecologianatural e Marina @a.marina.almeida discutindo sobre atenção individualizada à mulher e menos medicamentosa. É importante orientar as meninas, adolescentes e mulheres a cuidar dos seus ciclos e dos corpos em todas as suas fases de vida com cada particularidade que cada etapa impõe.
LEITURAS PARA CONHECER O PRÓPRIO CORPO
Para quem quer conhecer mais sobre o assunto, recomendo também esses livros. Um deles é focado na Ginecologia Natural e os demais permitem entender melhor o ciclo menstrual e o seu corpo.