Você tem dor para amamentar? Então pode ser importante conhecer sobre uma condição chamada de Fenômeno de Raynaud, que pode acometer algumas áreas do corpo, incluindo os mamilos. 

O Fenômeno de Raynaud geralmente se manifesta em extremidades do corpo (pés e mãos), porém pode se observar acometimento também em outras regiões, como nariz, ouvido e mamilo. Além da dor, acontecem outras alterações, que vamos comentar adiante.

O fenômeno de Raynaud do mamilo é uma causa tratável de dor que pode acontecer, não raramente, durante o período de aleitamento materno. Em decorrência do estado de dor é comum que a lactante abandone a amamentação e por isso esta condição deve ser reconhecida e tratada precocemente.

É importante ressaltar que isto tem tratamento e que em havendo quaisquer indícios de dor um médico especialista deverá ser consultado para avaliar e dar recomendações ideais para cada caso de forma a que a amamentação não seja descontinuada.

Entenda mais sobre o Fenômeno de Raynaud nas Mamas

Quando o Fenômeno de Raynaud acomete a mulher que está amamentando ocorre basicamente uma diminuição do fluxo de sangue para os mamilos.

Imagem: Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar versão impressa ISSN 2182-5173 Rev Port Med Geral Fam vol.32 no.2 Lisboa abr. 2016

Essa alteração de fluxo é decorrente de uma reação exagerada à exposição ao frio ou ao estresse emocional, que leva a uma contração de pequenas artérias. Também pode ocorrer em função de uma compressão anormal do mamilo na boca do bebê.

Essa diminuição de fluxo sanguíneo provoca uma alteração da cor do mamilo – sequencialmente ele se torna pálido, arroxeado e depois vermelho. Essa alteração trifásica costuma ser associada a dor, sensação de queimação ou formigamento.

Quando isso ocorre?

A diminuição do fluxo de sangue ocorre comumente após as mamadas mas também pode ocorrer antes ou durante o seu curso. 

  • Em geral, a dor ocorre simultaneamente à alteração de cor, sendo acompanhada de sensações de fisgadas, queimação ou formigamento.
  • Sua duração pode variar de minutos a horas. Entre os episódios, a mulher não apresenta sintomas e a aparência dos mamilos é normal.

Assim, se faz necessário observar indícios dos sintomas do Fenômeno de Raynaud e, se identificados, seguir algumas dicas simples que podem minimizar seus efeitos.

Possíveis soluções para o Fenômeno de Raynaud

  • Mulheres que têm sensibilidade ao frio, aquecer o corpo todo é uma opção;
  • Procurar amamentar em ambientes aquecidos, usar roupas que aqueçam ou até mesmo utilizar um dispositivo aquecido sobre o mamilo, pode ajudar a reduzir a vasoconstrição na região;
  • Outra possibilidade é evitar substâncias vasoconstritoras, como cafeína e nicotina.

Se mesmo com essas medidas, a dor permanecer intensa, é importante que seja avaliada por um Mastologista para confirmação diagnóstica e tratamento.

Tratamento medicamentoso para a condição

Há medicações que auxiliam a dilatação dos vasos e que podem ser usados por mulheres que estão amamentando.

Temos como primeira linha de tratamento medicamentoso, os bloqueadores de canais de cálcio, que necessitam de prescrição e acompanhamento médico.

Ajuda profissional

A síndrome de Raynaud pode afetar qualquer pessoa, mas se mostra extremamente preocupante ao acometer mulheres lactantes.

Por passarem por um momento delicado e de extrema importância para a saúde do bebê, é fundamental que possam ter qualidade de vida durante o processo de aleitamento.

Sabendo mais sobre o Fenômeno de Raynaud, na presença de sintomas, um médico especialista deverá ser consultado para dar recomendações ideais para cada caso de forma a que a amamentação não seja descontinuada.