A Mastologia é a especialidade médica que estuda as doenças da mama, sejam elas benignas ou malignas. Podemos dizer que é uma subespecialidade médica, pois para se especializar em Mastologia, é necessário antes ser especialista em Ginecologia e Obstetrícia ou em Cirurgia Geral. Considera-se MASTOLOGISTA o médico portador do título de especialista conferido pela Sociedade Brasileira de Mastologia ou título similar desde que devidamente reconhecido pelo Conselho de Medicina.
De modo bem literal, podemos afirmar que a especialidade ginecologia é a ciência da mulher. Refere-se da parte da medicina que estuda e trata da saúde do aparelho reprodutor feminino, que é composto pelos ovários, as tubas uterinas, o útero, a vagina e a vulva.
E também as mamas. Isso mesmo! Diferentemente do que muita gente pensa, a especialidade ginecologia não trata apenas do órgão reprodutor feminino, mas das mamas também.
Do latim obstetrix, originária do verbo obstare, que significa “estar ao lado“.
Nos dias atuais, é considerada uma ciência que vai muito além da “arte de atender partos”, assiste a mulher antes mesmo da fecundação, momento no qual a avaliação e a orientação são importantes para atingir melhores resultados maternos e perinatais.