A doula é uma profissional com treinamento e vivência no acompanhamento de mulheres desde a gestação até o pós parto. É quem pode dar suporte físico, emocional e munir de informações a mulher e sua família.
Eu consigo parir sem uma doula? Sim, consegue. No entanto, a doula é uma peça-chave para que você possa enfrentar esse período com mais conforto.
Quais as vantagens de ter uma doula?
A doula não tem responsabilidade técnica sobre o parto, então é a única profissional que vai estar única e exclusivamente focada em você e em suas necessidades.
Ela pode oferecer maneiras para você lidar melhor com as contrações, sugerindo posturas, exercícios, massagem, palavras de encorajamento; pode auxiliar seu acompanhante a te servir melhor durante a gestação, prepara o ambiente e cuida do silêncio e privacidade na sala de parto; apoia e encoraja durante todo o processo.
(Foto por Bia Takata)
É um acolhimento feminino nesse período repleto de tantas emoções e sensações.
As evidências científicas mostram que aquelas mulheres que foram assistidas por uma doula tiveram uma experiência mais positiva em relação ao parto do que as que não tiveram este tipo de acolhimento.
Frequentemente se constata que mulheres acompanhadas por doulas ou mesmo um único cuidador ou acompanhante perceberam uma redução na necessidade de medicação para alívio da dor e de necessidade de analgesia, assim como foi observado uma redução no tempo médio do trabalho de parto.
A doula atrapalha a atuação da equipe assistencial?
Especificamente para a equipe médica as condições mais favoráveis à assistência ao parto são aquelas em que a mulher possa se encontrar plena, despreocupada e imersa na sua vivência do parto, sem que haja perturbações externas.
Por muitas vezes (senão na maioria delas) a doula tem papel fundamental para que isso aconteça de forma fluida cuidando do emocional e fazendo a adequação e vigilância do ambiente, enquanto concentramos nossa atenção na parte técnica.
(Foto por Bia Takata)
O que importa para a equipe médica é a segurança do parto – bebê e mulher – e que seja promovida a melhor experiência para ambos, isolando de toda e qualquer interferência externa que não seja positiva.
Buscamos sempre o match perfeito dessa relação que por vezes se dá com a valorosa (e as vezes essencial) participação de uma doula.