Vinte e três anos se passaram desde que as televisões brasileiras veicularam a propaganda “Cooompre Batomm”. Quem não se lembra, não é mesmo? Mas o assunto aqui não é sobre chocolates (embora a gente ame essa ideia), mas sim o caráter persuasivo dessa peça publicitária que marcou várias gerações.
A finalidade aqui é de educar a quem ainda deixa de escanteio esse tema tão vital, neste Outubro Rosa, sobre a real importância do exame de mamografia.
A hipnótica campanha de 1996 pode e deve servir como modelo para que mais mulheres previnam o câncer de mama. “Faça Mamooografiiiia” deveria ser o mote do Outubro Rosa, como principal ação de prevenção à doença que, de acordo com dados da pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), de 2018 para cá, quase 60 mil mulheres no Brasil receberam o diagnóstico da doença.
No entanto, quando há prevenção, há solução. A mamografia é o principal exame para detecção precoce do câncer de mama. Trata-se do ÚNICO exame que diagnostica a doença bem antes de se tornar palpável ao exame físico.
Ela possibilita um tratamento menos agressivo, com maior chance de cura e, consequentemente, melhor qualidade de vida.
É imperativo fazer o exame
Como é possível perceber, propagandas do tipo “Compre Batom” não são mais permitidas pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP). Mas neste caso, como mastologista, ou seja, profissional que atua no estudo, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de todas as doenças da mama, me sinto obrigada a dizer que o uso do imperativo “Faça Mamografia” deve sim, fazer parte de uma campanha mais enfática para o bem-estar e manutenção da qualidade de vida e saúde das mulheres.
A indicação é de que o exame de mamografia seja feito em mulheres que têm 40 anos ou mais. Há uma mulher a quem você ame na sua família, em seu círculo de amigos ou tem um carinho especial por uma colega no ambiente de trabalho?
Conhece uma mulher pertencente a essa faixa de idade, mas que ainda não realizou o exame em 2019? Diga com todas as letras e na entonação idêntica à propaganda do chocolate Batom: “Faça Mamooooografiiiiaaaaa” =)